Gatil Skincats

A verdadeira origem do gato Sphynx

O primeiro nome atribuído a esta raça era “Moon’s Cats”, ou ainda “Canadian Naked”, posteriormente recebeu o nome “Sphynx” derivado do inglês sphinx (esfinge), o que faz as pessoas deduzirem sua procedência ser egípcia. 

Porém, na realidade, são originários do Canadá!

A raça é resultado de uma mutação genética natural, documentada pela 1ª vez na cidade de Ontario em 1966, onde uma gata deu à luz a um filhote sem pelos.

Poucos anos depois, outros gatos nasceram com essa mesma mutação e graças ao esforço de entusiastas, a raça foi sendo estabelecida, ganhando oficialmente esse nome por sua aparência lembrar as famosas esfinges do antigo Egito.

O Sphynx não é realmente "pelado"

A primeira vista é normal achar que são gatos totalmente pelados. Essa aparência fica ainda mais evidenciada por todos os detalhes que exibem, como a cor da pele, rugas, músculos e articulações.

Contudo, olhando mais de perto, percebemos alguns pelos, geralmente, nas pontas das orelhas, patas, focinho e cauda. Aliás, ao tocar sua pele é possível sentir uma fina camada de pelos cobrindo o corpo, que proporciona uma sensação aveludada e macia.

*Atenção com gatos de bigodes curtos ou ausentes, pois isso afeta a sua percepção sensorial para saltar, com risco de quedas e acidentes sérios. (Nesses casos, nichos e móveis para gatos devem ser mais baixos e sem descida direta de locais perigosos).

Não é um gato hipoalergênico

Contrariando o mito que muitas pessoas acreditam, mesmo com pouquíssimos pelos, os Sphynx ainda produzem em suas glândulas sébaceas e salivares a proteína chamada Fel d1, a verdadeira responsável pela alergia provocada por gatos. 

*Portanto, é indicado ter muita atenção e cuidados se este for o seu caso.

Curiosamente, tal mito existe, pois é possível uma pessoa alérgica conviver bem com eles, seja por possuir alguma tolerância devido ao grau da alergia, ou ainda, fazer algum tratamento medicamentoso.

Vale considerar também que a higiene dos Sphynx, assim como dos ambientes em que circulam é relativamente mais simples do que a de gatos com pelos (Inclusive, é a experiência que temos com sucesso em nossa casa).

O Sphynx é o "gato quente"

Muitas pessoas se espantam ao tocá-los e até pensam se tratar de uma febre, visto que a temperatura corporal dos gatos está entre 38ºC e 39ºC. Porém, nos Sphynx ela pode ser até 4°C mais alta que essa média, uma adaptação natural para manter sua temperatura.
*Ainda assim, exigem cuidados e proteção contra o frio.

Um verdadeiro "comilão"

Possuem um metabolismo acelerado e comem mais do que o esperado para seu porte. É preciso alimentá-los bem, mas com critério, oferecendo água abundante e ração de boa qualidade.

*Garantir o nível adequado de nutrientes, evitará excesso de peso e problemas de saúde.

Necessitam de banhos regulares

Ainda que não possuam pelos para grudar sujeira, sua pele produz óleo naturalmente como qualquer outra.
Justamente pela ausência dos pelos para absorvê-la, essa oleosidade pode se acumular na sua pele, especialmente nas rugas, em torno das unhas e nos ouvidos.

A oleosidade é facilmente controlada com a higiene da pele, ouvidos e unhas. Com auxilio de cotonetes, soro, lenços umedecidos e banhos. Manter as unhas sempre aparadas ajuda a prevenir que se machuquem e cocem.

A exposição ao sol deve ser restrita ou protegida, para evitar problemas de pele.

*Uma grande vantagem para quem os escolhe como companhia é não ter pelos espalhados por toda a casa.

São famosos na América e Europa

Praticamente desconhecidos em nosso país, os Sphynx tem reconhecimento notável em outros países. Todos os anos estão na lista das 10 raças mais populares nos Estados Unidos. Inclusive em alguns países são considerados símbolo de sorte e prosperidade.

Um gato de "temperamento marcante"

Às vezes podem até aparentar ser mal encarados, mas na verdade são muito inteligentes, alegres, sociáveis e amáveis. Contrariando preconceitos e mitos do estereótipo injusto de que gatos são traiçoeiros, ariscos e antissociais. A raça Sphynx é considerada por várias associações como a mais amigável do mundo.

Existem algumas hipóteses para terem desenvolvido essa personalidade marcante. Os Sphynx são muito sensíveis ao toque, apreciam o calor e proteção do contato humano, o que os estimula a criar vínculos de carinho e confiança.

*Os bons criadores também trabalham para manter essas características durante a seleção genética, assim como no manejo humanizado dos filhotes, que são mais frágeis na infância, mantendo-os sob o cuidado e influência das mães por mais tempo.

O Sphynx não é a única raça sem pelos

Mesmo sendo uma raça exótica e rara, além do Sphynx, atualmente existem outras raças de felinos sem pelos com características semelhantes, dentre elas: Don Sphynx (ou Donskoy), Levkoy Ucraniano, Dwelf, Bambino (ou Minskin), Lycoi, Kohana e Peterbald.

Antes de trazer um novo companheiro para seu lar, entenda suas necessidades e principalmente, se exige cuidados específicos.

Posse Responsável

A posse responsável implica na consciência plena das nossas “obrigações legais” e papel como tutores, oferecendo sempre os melhores cuidados para proporcionar qualidade de vida e felicidade ao pet.

*Garanta sempre a vacinação em dia e acompanhamento de um médico veterinário.